A principal característica da Válvula Gaveta está na sua mínima obstrução a passagem do fluxo, quando totalmente aberta, proporcionando baixa turbulência, com um diferencial de pressão quase insignificante. Isto é possível porque o seu sistema de vedação (Obturador) atua perpendicularmente à linha do fluxo.
Normalmente as Válvulas Gaveta são empregadas em processos onde não são necessárias operações frequentes de abertura e fechamento; o seu manuseio é mais lento, comparado a outros tipos de Válvulas, não sendo aconselháveis para uso em regulagens e estrangulamentos, pois os Obturadores em posições, intermediárias, como também as Sedes, podem sofrer desgastes por erosão, em razão do brusco aumento de velocidade do fluído nessas circunstâncias, proporcionando vibrações e ruídos indesejáveis.
Este tipo de projeto faz com que a pressão da linha atue diretamente na compressão da Junta obtendo a estanqueidade e são empregado em serviços críticos de alta pressão e temperatura, tais como vapor superaquecido, etc. Além da pressão da linha a Junta de Vedação recebe uma compressão através de Prisioneiros ou Porcas para obter a estanqueidade à baixa pressão.
Características Gerais da Válvula Gaveta Pressure Seal Fundida:
- Norma de Construção: API 600,ASME B16.34 e Anexo A – NBR15827;
- Classe de Pressão: 600 a 2500;
- Dimensão: NPS 2” a 24”;
- Extremidade: Flange (RF e RTJ) e Buttwelding (BW);
- Norma de Teste: API 598 / ISO 5208;
- Materiais : Aço Carbono, Aço Inoxidável, Aço Liga, Duplex, Super Duplex e Ligas Especiais;
- Acionamento: Volante, Caixa Redutora e Atuada;
- Emissões Fugitivas e Carga Ativa Quando Solicitado.